10 fake news que te contaram sobre o MTST

Com um pouquinho de informação o próprio Felipe Neto percebe: O MTST é um movimento incrível! Descubra a verdade sobre o MTST!

O influencer Felipe Neto fez muito bem em se corrigir por piadas direcionadas aos ativistas por moradia digna. Agora, com Guilherme Boulos concorrendo para prefeito de São Paulo, Felipe Neto pois a mão na cabeça. Ele se informou e viu que grupos como o MTST fazem sem a caneta na mão mais do que muito político! Existe muita mentira e distorção sendo feita na mídia. Então é bom aproveitar a retratação do Felipe para esclarecer algumas coisas: Veja, 10 fake news que te contaram sobre o MTST.

 

"Invadem casa"

O MTST não tem interesse nenhum na sua casa ou apartamento. Quem toma casa do povo são os bancos (experimenta atrasar o pagamento do financiamento), e não movimento de moradia. O MTST nunca invadiu casa de ninguém. O que o MTST faz é mapear grandes imóveis que não cumprem função social, e ocupá-los para exigir que a lei seja cumprida!
Lei

"É um bando de vagabundos!"

Não, quem é vagabundo é herdeiro bilionário. A grande maioria dos participantes do MTST são trabalhadores. É muitas vezes o porteiro da casa de quem critica, a faxineira da casa de quem critica, a manicure de quem critica... Enfim, trabalhadores que apesar de ralarem duro não conseguem realizar o sonho de ter uma casa própria!
lei

"São criminosos"

Não, quem quebra a lei é quem abandona imóvel enquanto tem gente morando debaixo de ponte. Na verdade a Constituição Federal de 1988 é muito clara quando afirma a função social da terra. O Estatuto da Cidade de 1999 vai ainda um passo além e determina que o imóvel que estiver abandonado deve ser desapropriado pela prefeitura e usado em programas de habitação. O que o MTST faz é fiscalizar esses imóveis justamente para que a lei e a justiça sejam feitas!
Lei

"Cobram aluguel"

Não, o MTST nunca cobrou aluguel de ninguém para ocupar. Existem outras ocupações, principalmente em imóveis urbanos, que cobram dos moradores um valor simbólico que serve para ajudar na manutenção do condomínio. Nesses casos o dinheiro é usado para manter os elevadores funcionando, fazer melhorias estruturais, garantir a limpeza do prédio... Enfim, para fornecer serviços essenciais aos moradores.
Lei

"O Guilherme Boulos vive no luxo"

É mentira. Guilherme Boulos, coordenador nacional do MTST, vive em favela no bairro de periferia do Campo Limpo. O ativista cresceu em família de classe média alta, mas decidiu aos 19 anos ir morar em ocupação. Desde então vive uma vida humilde e simples.
lei

"Não entregam nada"

O MTST, sem a caneta, já entregou mais moradia do que muito prefeito. Já foram mais de 23 mil moradias populares entregues, através de muita luta e garra de todo o movimento!
lei

"Roubam dinheiro dos pobres"

Não é verdade. O MTST entrega moradiaa para os pobres. Nunca cobraram aluguel, e são mantidos através de vaquinha coletiva. Aliás, se quiser você também pode doar: https://www.catarse.me/colabore_mtst
Lei

"São corruptos"

O MTST nunca desviou dinheiro de ninguém. Na verdade, as moradias que o MTST ajuda a construir costumam sair mais baratas e serem maiores do que as feitas pelas grandes construtoras, essas sim corruptas. Por exemplo, em 2014 o MTST entregou os maiores apartamentos do programa Minha Casa Minha Vida em ocupação no Taboão da Serra. O mesmo dinheiro que as outras construtoras queriam usar para fazer apartamentos de 39 m² foi o suficiente, com o MTST, para fazer moradia de 62 m²!
lei

"É puxadinho do PT""

O MTST não é nunca e nunca foi puxadinho do PT. Inclusive, Guilherme Boulos, em 2014 e 2016, liderou protestos com o MTST contra as remoções forçadas de moradores de favela em decorrência da Copa do Mundo e das Olimpíadas. Os dois eventos haviam sido promovidos pela administração do PT. O MTST está do lado, sim, dos trabalhadores e daqueles na luta por moradia digna!
Lei

"Só ajuda os ricos"

Mentira! os manifestantes por moradia do MTST são todas pessoas beneficiárias da faixa 1 do programa Minha Casa Minha Vida. São famílias que ganham, ao todo, até 1800 reais por mês. Inclusive, em 2017, o MTST fez um grande ato na avenida paulista contra medida do então presidente golpista Michel Temer. a medida tirava dinheiro da faixa 1 do programa de moradia para desviar para faixas com maiores rendas. A ocupação foi um sucesso, e fez o Temer voltar atrás e retomar os contratos com 35 mil unidades de moradia da faixa 1 do Minha Casa Minha Vida!
lei

Espero que esses casos tenham ajudado a esclarecer algumas coisas. Como Felipe Neto mostrou, quem conhece sabe. E quem sabe admira. Depois de conhecer a verdade por trás dessas 10 fake news que te contaram sobre o MTST, talvez você esteja pronto para se unir a gente na luta! É só votar em gente comprometida com o povo nessas eleições: vote em Toninho Vespoli e Guilherme Boulos por uma São Paulo em que todos possam ter moradia digna! 

Gabriel Junqueira

Gabriel Junqueira

Gabriel Junqueira é jornalista, ativista e militante do Partido Socialismo e Liberdade. Atualmente estuda Direito e compõe Mandato Popular do Professor Vereador Toninho Vespoli.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter

Um mandato popular!

Conheça mais sobre o que nos move!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Faça parte da nossa rede

Quer ser um embaixador virutual e ajudar a educacão salvar vidas na cidade?
Venha conosco, inscreva-se e ajude a espalhar a campanha do Professor Toninho