10 razões para ser contra a reabertura das escolas!

Em mais uma medida desastrosa, Bruno Covas quer reabrir as escolas para aulas presenciais nesta segunda-feira (em plena pandemia!). Entenda aqui 10 razões para ser contra a reabertura das escolas!

1) Estamos passando por uma segunda onda da covid!

A começar pelo óbvio, a pandemia não acabou! Segundo dados da própria prefeitura, São Paulo está tendo a maior média de mortes por dia desde agosto de 2020! É irresponsável abrir as escolas em uma situação assim!

2) Lentidão e falta de clareza no plano de vacinação!

Alguém sabe quando será vacinado? É irresponsável voltar com as aulas presenciais sem que as crianças e profissionais da educação estejam todos vacinados!

3) Risco de danos cerebrais em crianças!

Segundo a OMS, as crianças parecem ser particularmente suscetíveis a sequelas cerebrais por conta da covid-19! A prefeitura diz que é sobre garantir o futuro da cidade, mas que tipo de futuro São Paulo terá se suas crianças estiverem com problemas cerebrais devido à Covid? Não podemos ser tão irresponsáveis!

4) Criança quer brincar!

O secretário da educação de São Paulo, Fernando Padula, é completamente sem noção! Ele acha que as crianças, quando verem umas às outras, vão resistir à vontade de dar um abraço no amiguinho… Não é realístico! E privar as crianças desse tipo de afeto, dizer para que não abrace ou brinque com o amiguinho, pode traumatizar o coitado. Se as aulas voltarem, as crianças ou vão se contaminar, ou vão ser traumatizadas!

5) Falta de infraestrutura

É curioso que antes da pandemia a prefeitura e o PSDB estavam querendo enfiar um monte de crianças em cada sala de aula. O fato é que não daria para garantir o retorno de todos os alunos, e respeitar as regras de distanciamento social dentro das escolas!

6) Falta equipe de limpeza!

Essa é outra tragédia que Toninho Vespoli já vem denunciando faz tempo: o sucateamento da limpeza das escolas. Isso já vinha desde antes da pandemia de covid. Mas agora, em um momento em que a limpeza se tornou mais crítica do que nunca, como a prefeitura pretende garantir a desinfecção das escolas? Isso ela ainda não explicou!

7) Falta de ventilação

A arquitetura em muitas das escolas é, infelizmente, opressora. Tem sala de aula que nem tem janela. Segundo a OMS, a carga viral e o quão abertos são os espaços é decisivo na chance da pessoa se infectar. Espaços fechados trazem muito mais riscos! Como a prefeitura vai garantir a ventilação das salas de aula?

8) A maioria da população é contra!

Apesar dos desgastes em decorrência da pandemia, 58% da população paulista ainda é contrária à retomada das aulas presenciais. Isso apesar de pouca clareza e divulgação, por parte da prefeitura, a respeito da gravidade da segunda onda da covid.

9) Os profissionais da educação são contrários!

O Sinpeem (Sindicato dos Profissionais em Educação no Ensino Municipal de São Paulo) e a APEOESP (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo) até declararam greve contra a retomada das aulas presenciais. Os profissionais da educação percebem que os riscos não compensam.

10) São apenas mais alguns meses

Apesar da falta de clareza sobre as datas de vacinação, é provável que em junho ou julho a maioria dos profissionais da educação e alunos já estejam vacinados. Não faz sentido não aguardar para uma retomada no segundo semestre do ano!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para além de combater a Covid, vamos combater o neoliberalismo

Faça parte da nossa rede

Quer ser um embaixador virutual e ajudar a educacão salvar vidas na cidade?
Venha conosco, inscreva-se e ajude a espalhar a campanha do Professor Toninho