Bolsonaro sai, vacina fica!

Entenda porque Bolsonaro tem que ser removido se quisermos ter vacina para todas e todos!

Bolsonaro não quer que o povo se vacine! Para ele, tudo se resume a ego, politicagem e incompetência. Uma política externa irresponsável da gestão, pode ter custado ao Brasil a compra de vacinas vindas da Índia e da China. Além disso, Pazuello, o ministro da saúde, é completamente incapaz de se organizar em uma agenda em prol da saúde brasileira. Antes mesmo dos estudos das vacinas saírem, já havia uma boa ideia sobre quais seriam os insumos necessários para a fabricação em massa. Um governo minimamente responsável teria se organizado para ter expressivos estoques de insumos, para fabricação local. Soma-se a isso tudo um corpo mole tremendo para garantir oxigênio aos hospitais em Manaus e Pará, ante a uma nova cepa da Covid-19. Desse jeito não dá pra ficar! Bolsonaro sai, vacina fica!

Em importante votação da OMC (Organização Mundial do Comércio) a gestão Bolsonaro não apoiou a quebra de patentes das vacinas da Covid-19. Foi a mudança de uma postura histórica do Brasil de sempre votar de forma favorável a quebra de patentes em remédios fundamentais em situações críticas. Ao agir dessa forma, Bolsonaro votou junto dos países ricos, como os Estados Unidos, França e Israel. Ou seja, ficou junto com aqueles com mais verbas e recursos para a compra e fabricação de vacinas a preços mais elevados. Mais que isso, países como a Índia e a China estavam contando com o apoio do Brasil (que poderia ter sido decisivo) para aprovar a quebra das patentes. O desastre diplomático hoje custa caro: a Índia agora, como represália, dificulta a venda de vacinas para o Brasil. Só essa medida pode custar 2 milhões de vacinas ao Brasil, ou fazer com que elas sejam entregues de forma atrasada!

Mas as tragédias da gestão Bolsonaro vêm desde antes. Não era para o Brasil estar tão desesperado assim por vacinas de outros países. Nós poderíamos estar fabricando as nossas próprias vacinas! Mesmo antes de começarem os testes das vacinas, já se tinha uma boa ideia sobre quais seriam os insumos provavelmente necessários para a fabricação em massa. Mas Pazuello, ministro da saúde de Bolsonaro, preferiu esperar até que fosse tarde demais! Preferiu gastar tempo em rixas infantis com Doria. Além disso, deixou para fabricar agulhas e seringas encima da hora! O Brasil sabe fabricar agulhas! Era só uma questão de organizar e intensificar a fabricação! Mas Pazuello não fez nada! Talvez ele estivesse esperando pela “hora H e o dia D”.

Enquanto essa gestão incompetente tropeça nos próprios pés, milhares de vidas estão sendo perdidas! Agora, outro fruto da incompetência Bolsonarista, é a crise de falta de oxigênio em Manaus e no Pará! Como coberto em outro texto do blog, Pazuello sabia da crise, pelo menos, desde o dia 8 de Janeiro! Suas respostas foram próximas de nulas!

Tudo isso culmina em um fato incontestável: enquanto Bolsonaro for presidente, a vacina não chegará a todos que precisarem. Ele não vai mudar! É, por larga margem, o pior presidente da história desse país! Ele tem que ser removido do poder o quanto antes! Por isso que nós apoiamos o pedido de impeachment de Bolsonaro no Congresso Federal. Bolsonaro sai, vacina fica!

As opiniões presentes no texto não necessariamente refletem as opiniões do Vereador Toninho Vespoli

Gabriel Junqueira

Gabriel Junqueira

Gabriel Junqueira é jornalista, ativista e militante do Partido Socialismo e Liberdade. Atualmente estuda Direito e compõe Mandato Popular do Professor Vereador Toninho Vespoli.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter

Um mandato popular!

Conheça mais sobre o que nos move!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Faça parte da nossa rede

Quer ser um embaixador virutual e ajudar a educacão salvar vidas na cidade?
Venha conosco, inscreva-se e ajude a espalhar a campanha do Professor Toninho