Corrupção em doação de 7,5 milhões para igrejas evangélicas

Corrupção em doação de 7,5 milhões para igrejas evangélicas

Entenda sobre o novo escândalo de corrupção de Bolsonaro

Bolsonaro está envolvido em caso de corrupção em doação de 7,5 milhões para igrejas evangélicas. A princípio, o objetivo do dinheiro era comprar 100 mil testes de coronavírus. No entanto, a gestão Bolsonaro desviou esse dinheiro para o programa Pátria Voluntária, tocado pela Michelle Bolsonaro. Esse programa é, por si só, questionável do começo ao fim: A ideia seria destinar doações de empresas a causas sociais. A cereja do bolo é pensar que 9 milhões do dinheiro PÚBLICO foram injetados em publicidades do programa. Ou seja, não só dinheiro que deveria ser usado em testes de covid está financiando grupos questionáveis, como essas “doações” resultaram em gasto público imenso com propagandas! O Bolsonaro, depois do esquema de pirâmide de seu afilhado político em São Paulo, Celso Russomano, mostra como a direita é corrupta! Mas muito disso vai ser desmascarado hoje no debate para a prefeito em São Paulo, às 22:30 na Band.

Absurdo atrás de absurdo!

As doações da Marfrig foram feitas, segundo a própria casa civil, com o objetivo de comprar 100 mil testes de covid. Mas Bolsonaro mudou o destino de última hora. Ao invés disso passou o dinheiro para o programa tocado pela primeira dama, Michelle Bolsonaro, o Pátria Voluntária. O programa é uma piada, e é difícil de saber o que acontece com o dinheiro lá. Dos 10,5 milhões que a iniciativa recebeu, até o momento, usaram apenas 4,3 milhões, a grande maioria para ONGs evangélicas sem licitações. Ou seja, nem a metade.

Isso tudo ocorre em um momento em que o país passa por crise sanitária e econômica! Os absurdos do programa não acabam aí: o Governo Federal, já gastou 9 milhões em propagandas do programa. Ou seja, Bolsonaro gasta 9 mi de dinheiro público, para repassar 4,3 mi da iniciativa privada para grupos evangélicos! Sendo ainda que o dinheiro do programa é fruto de corrupção em doação de 7,5 milhões para igrejas evangélicas.

Ilegalidades que não acabam!

A segunda maior beneficiária desse programa corrupto é, ainda, uma ONG evangélica comandada pela Ministra do Bolsonaro, Damares Alves! A ONG dela, a AMTB, recebeu 240 mil reais do Governo. Isso em um grupo missionário, já bastante questionável: em seu site eles afirmam que um de seus objetivos seria trazer a palavra do evangélio. Ou seja, é uma ONG catequizadora, usando dinheiro público para ações religiosas. Clara violação ao princípio do Estado Laico!

o desvio de 4,5 milhões está errado de tantas formas… É de cara crime de responsabilidade fiscal e desvio de finalidade de recursos. Além disso, vai contra o princípio constitucional do Estado Laico, e a norma constitucional que proíbe uso de dinheiro público sem licitação. É também, por óbvio, um mau uso do dinheiro público. Não faz sentido algum gastar tanto dinheiro com publicidade em um programa que dá tão pouco retorno! Os 9 milhões que o Bolsonaro gastou com essa publicidade seriam o suficiente para comprar 120 mil testes de coronavírus! Isso significaria previsões mais precisas sobre como a pandemia está se espalhando, e sobre quais são as melhores ações para o governo tomar!

É irônico pensar como candidatos que se dizem “contra a corrupção” se revelam os mais corruptos. Esse parece ser também o caso do candidato a prefeito de Jair Bolsonaro em São Paulo, Celso Russomano. Ele é suspeito de ter desviado em esquema de pirâmide 4,5 milhões de reais! A direita inteira está podre, e Bolsonaro sabe disso. Sempre foi corrupto, e agora apoia corruptos! A única alternativa popular a todos esses absurdos é fazermos uma Revolução Solidária, começando por São Paulo! Hoje, às 22:30 da noite na Band, o candidato do PSOL a prefeito Guilherme Boulos, vai mostrar o que é necessário para vencer a direita, a corrupção e o bolsonarismo!

Gabriel Junqueira

Gabriel Junqueira

Gabriel Junqueira é jornalista, ativista e militante do Partido Socialismo e Liberdade. Atualmente estuda Direito e compõe Mandato Popular do Professor Vereador Toninho Vespoli.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter

Um mandato popular!

Conheça mais sobre o que nos move!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Faça parte da nossa rede

Quer ser um embaixador virutual e ajudar a educacão salvar vidas na cidade?
Venha conosco, inscreva-se e ajude a espalhar a campanha do Professor Toninho