Entenda como a direita não está provendo ao povo!

Tá difícil conseguir um trampo? Você não está sozinho! Há desemprego recorde no Brasil de 13,8% no último trimestre, segundo IBGE! O número é o maior desde o começo da série histórica em 2012, e equivale a 13,1 milhões de brasileiros. Mas isso não é tudo. Se considerados, também, os brasileiros que desistiram de procurar emprego e os brasileiros com subemprego, o número fica em 30,1% de subutilização (equivalente 32,9 milhões de pessoas!)

Algum aumento no desemprego seria de se esperar em função da pandemia. Mas a a gestão de Bolsonaro tem sido genocida! Travou o máximo que pode a entrega de auxílio emergencial à população desempregada, além de, até hoje, não contemplar todos os que precisam. Cidades ricas, como São Paulo, também erraram feio! Apesar de termos cerca de 18 bilhões de reais em caixa, Bruno Covas e políticos de direita se recusaram a expandir os auxílios federais para atender mais pessoas com valores mais altos. Toninho Vespoli, por exemplo, chegou a protocolar uma porção de Projetos de Lei que garantiriam 1 salário mínimo (1.045 reais) à todos que precisam.

Erro estrutural

Além disso, houve também, por parte da direita, um erro estrutural: países em crises econômicas, como a que nos encontramos, responderam no passado, com bastante sucesso, às dificuldades da população criando empregos públicos para beneficiar a população mais pobre e reduzir o desemprego durante os tempos difíceis.

Isso para nem tocar na já antiga proposta de se criar uma renda básica de cidadania para toda a população. Apesar de velha, a proposta garantiria a cada cidadão um mínimo existencial, e mesmo mais liberdade para conseguir empregos melhores, podendo não aceitar ofertas exploradoras de trabalho, e esperar oportunidades mais ligadas às suas aspirações. Também seriam medidas de distribuição de renda em que os ricos seriam taxados para garantir aos mais pobres!

Um momento como o que vivemos deveria ser oportunidade para estudarmos propostas assim. Ao invés disso, o máximo que Bolsonaro faz é tirar de programas que atendem aos pobres para financiar um programa de renda insustentável ao longo prazo.

Em todos os níveis, a direita está ferrando a população brasileira, sem garantir nem renda nem emprego à população! é isso que mostra o desemprego recorde no Brasil!

Gabriel Junqueira

Gabriel Junqueira

Gabriel Junqueira é jornalista, ativista e militante do Partido Socialismo e Liberdade. Atualmente estuda Direito e compõe Mandato Popular do Professor Vereador Toninho Vespoli.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter

Um mandato popular!

Conheça mais sobre o que nos move!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Faça parte da nossa rede

Quer ser um embaixador virutual e ajudar a educacão salvar vidas na cidade?
Venha conosco, inscreva-se e ajude a espalhar a campanha do Professor Toninho