Educação é tema da Campanha da Fraternidade da Igreja em 2022

Campanha da Fraternidade

Começou nesta quarta-feira (2) a Campanha da Fraternidade de 2022, lançada por toda Igreja no Brasil, sob o lema “Fala com sabedoria, ensina com amor”. A iniciativa – que este ano completa 60 anos – tem início na Quarta-Feira de Cinzas junto da Quaresma, conhecida na tradição cristã como período de reflexão e caridade em preparação para a Páscoa.

Com o tema “Fraternidade e Educação”, a comunidade eclesial será estimulada a discutir os efeitos da pandemia na educação e os impactos das políticas públicas educacionais. Embora complexo, o debate não se limitará às ideias.

“Vamos pensar em atos concretos. O que podemos fazer enquanto comunidade?” declara Peterson Prates, líder comunitário e cristão ativo dentro da Igreja. “É um caminho que começa assim, da reflexão para a ação.”

Ele ajudou a redigir um dos textos que servem de subsídio para a Campanha, com o título “Roteiros de rodas de conversa a partir da economia de Francisco e Clara”. O texto traz a ideia de uma “Nova economia” com referência em Clara de Assis e no Papa Francisco.     

O sentido dos debates, exposto no texto base da Campanha, incentiva propostas educativas que promovam a dignidade humana, a cultura da não-violência e o cuidado com o meio ambiente.

“É na cooperação e trabalho integrado da Igreja, Universidade e sociedade civil organizada, valorizando a experiência dos educadores populares, a ciência e a pesquisa que o Humanismo Solidário e a Civilização do Amor se tornarão pilares de uma educação integral como prática libertadora.”


Abertura da Campanha da Fraternidade 2022

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para além de combater a Covid, vamos combater o neoliberalismo

Faça parte da nossa rede

Quer ser um embaixador virutual e ajudar a educacão salvar vidas na cidade?
Venha conosco, inscreva-se e ajude a espalhar a campanha do Professor Toninho