O transporte não pode se resumir a carros! Opções como ônibus, metrô e bicicleta são mais baratas no longo prazo, estimulam a economia, poluem menos a natureza e incentivam um estilo de vida mais saudável! Mas a prefeitura de São Paulo não ajuda. Nesses últimos anos, o prefeito Bruno Covas tem cortado linhas de ônibus, aumentado os preços da passagem e até apagado ciclovias e ciclofaixas! Não podemos deixar as coisas assim! Precisamos de transporte de qualidade! está na hora de lutarmos por mais ciclovias e uma cidade planejada em conjunto com a população!
A situação em São Paulo é trágica! As gestões de João Doria e Bruno Covas cortaram linhas de ônibus, apagaram ciclofaixas e ciclovias, e aumentaram os valores das passagens de transporte público! As linhas de ônibus cortadas são quase todas em regiões periféricas, e as ciclofaixas, alternativa de transporte limpa e gratuita, são sempre desconsideradas dos planos das autoridades. Por trás disso está os interesses da máfia do transporte. Um grupo de empresas de ônibus que preferem prover um transporte caro para poucos, do que prover um transporte de qualidade para toda a população. As coisas não podem ficar assim! É muito importante que cada um se mobilize para mudar essa realidade!
O Vereador Toninho Vespoli, por exemplo, em colaboração com ativistas por mobilidade urbana, entrou com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade contra lei que expandiria o prazo das licitações de 15 para 20 anos! Além de irem contra os interesses da população buscando sempre oferecer o pior transporte pelo maior preço, essas empresas, ainda, armaram um lobby para expandir o seu tempo de atividade em mais 5 anos! Mas Toninho não deixou que isso acontecesse. A ação na justiça foi um sucesso, e a expansão do prazo foi cancelada! Mas a luta só teve sucesso graças a articulação com dezenas de ativistas por mobilidade urbana em São Paulo! Cada um é fundamental na luta por mudanças!
Nascido na periferia, no bairro de Sapopemba na Zona Leste, Toninho Vespoli percebeu desde cedo que o transporte e o direito de ir e vir é algo fundamental para o povo. Decidiu encarar o desafio de vereador para tentar melhorar o transporte público e a mobilidade urbana foi uma das questões que mais mobilizou Toninho Vespoli. Não demorou muito tempo na Câmara Municipal para Toninho perceber que tudo ligado a transportes era feito pensando nos lucros de alguns grandes empresários. Os interesses da população, especialmente a mais pobre, sempre ficavam em segundo plano. Acontece que pensando no lucro vale mais a pena para uma empresa de ônibus prover um transporte caro para menos pessoas que moram próximas ao centro de São Paulo, do que um transporte barato que sirva a toda a população. Frente a esse absurdo, Toninho desmascarou a máfia dos transportes, apoiou o Passe Livre em São Paulo, além de ter entrado na justiça questionando prazos das licitações do transporte público!
© TONINHO VESPOLI – VEREADOR – PSOL
Quer ser um embaixador virutual e ajudar a educacão salvar vidas na cidade?
Venha conosco, inscreva-se e ajude a espalhar a campanha do Professor Toninho