Os profissionais de Educação na cidade de São Paulo podem confiar na atuação do único professor do PSOL na Câmara Municipal. Toninho Vespoli, professor de matemática, é um dos mais importantes defensores da categoria na Câmara Municipal.
Membro da Comissão de Educação, Cultura e Esportes, o professor Toninho Vespoli leva a defesa de uma Educação Pública, Gratuita, Laica e de Qualidade, até as últimas consequências. A pandemia de COVID-19, em 2020, mostrou a importância, para a Educação, de se ter um professor como vereador.
Toninho lutou contra a reabertura das escolas e a volta das aulas presenciais, enquanto os dados de mortes e contágio por conta da doença não caíssem significativamente e a Saúde desse uma sinalização positiva de volta.

Caravana da Educação

Já são mais de 300 escolas visitadas pela #caravanadaeducacao, um momento de acompanhar as escolas da rede, escutar os servidores da educação e a situação dos equipamentos públicos. São EMEFs, EMEIs, CEIs, CEUs, EMEB e Diretorias regionais de ensino onde, além da escuta dos servidores, há uma procura por resolver demandas e situações como melhorias no entorno, asfaltamento, sinalização viária entre outros ofícios. É assim que a o professor Toninho Vespoli busca transformar São Paulo: com dedicação, trabalho, diálogo, transparência e muita luta.

Projetos  e leis

O Mandato do Toninho Vespoli traz para pauta diária da Câmara projetos de lei em defesa da educação. Em tempos onde projetos de lei tramitam a favor da privatização como “Homescholling” e “Voucher”, o mandato do professor Toninho Vespoli defende uma educação pública, gratuita, laica e de qualidade para todos.

Veja alguns dos projetos de lei:

PL 516/2015: Propõe a retomada dos CEIS indiretos para a Rede Direta.

PL 313/2019: Estimula os profissionais de Educação a permanecerem na mesma unidade como mais uma possibilidade de evolução funcional. Também objetiva que os educadores lotem-se em unidades em áreas com baixo IDH. Assim, a questão das “escolas de passagem” passa a ser vista sob um olhar de estímulo à permanência e não como punição aos servidores.

PL 234/2019: Garante a Inclusão ao permitir que pais de alunos imigrantes componham os conselhos de escola.

PL 208/2019: Propõe a jornada de 30h aos servidores do Quadro de Apoio Escolar

PL 285/2018: Inclui no calendário municipal, anualmente, na semana do dia 08 de março, a Semana de Mobilização e Conscientização dos Alunos do Ensino Fundamental sobre a importância e aplicabilidade da Lei “Maria da Penha”.

PL 161/2019: Assegura às pessoas com deficiência auditiva o direito a atendimento por tradutor ou intérprete de LIBRAS nos órgãos e entidades da administração pública direta, indireta e fundacional, e nas empresas concessionárias de serviços públicos.

Faça parte da nossa rede

Quer ser um embaixador virutual e ajudar a educacão salvar vidas na cidade?
Venha conosco, inscreva-se e ajude a espalhar a campanha do Professor Toninho