O Bolsonaro Quer Dar Um Golpe!

Recentemente Bolsonaro compartilhou em redes sociais um vídeo chamando seus apoiadores para uma manifestação contra as instituições democráticas brasileiras. Ou seja, agora não há mais como negar: o Bolsonaro quer dar um golpe!

Bolsonaro faz o que sempre disse que faria. Não há surpresas em suas atitudes, gestos e falas. Seu comportamento reflete sua porca atuação em 30 anos no Congresso. Um roteiro que de forma tosca repete 1964.

Para tentar defender as mensagens e o vídeo enviados por whatsapp, o presidente argumenta que “suas conversas são privadas”. Mas isso, como juristas demonstraram, não tem cabimento. Ele é um presidente de um país. A tripartição de poderes existe justamente para que um poder não se sobreponha a outro. Existe para garantir harmonia e unidade. Convocar o povo para um protesto contra o Congresso, o STF e as instituições democráticas, atenta contra a ordem pública! 

Bolsonaro comete crime de lesa-pátria!

Trata-se, para além de falta de decoro, de crime de lesa-pátria! A única resposta correta a tais absurdos seria a instauração imediata de um processo de impedimento do mandato de presidente de Bolsonaro!

A triste verdade é que a maioria dos integrantes  do nosso atual congresso dificilmente teriam a coragem e decência de enfrentar o tirano Bolsonaro. Mas enquanto nossas frágeis instituições demoram a decidir como reagir o fascismo se instala, cada vez mais profundamente, nos anais de nossas instituições!

Seria, ainda, cômico, se não fosse trágico, reparar no silêncio dos movimentos ditos “liberais” que puxaram protestos a favor do Golpe contra a presidenta Dilma. Onde estão aqueles que alimentaram esse monstro e o ajudaram a chegar onde está hoje? O MBL se diz arrependido por ter legitimado o ogro fascista. Mas ao invés de se pronunciarem contra mais essa tentativa de golpe, se mantém calados e tranquilos enquanto a democracia brasileira é colocada em xeque. 

Os fascistas se calam!

Outro que permanece calado é o atual prefeito Bruno Covas. Ele deveria puxar um manifesto de prefeitos contra esse ataque à nossa democracia. Mas seu silêncio parece mais preocupado com as eleições de outubro e um possível apoio do bolsonarismo. Na verdade Covas segue os passos de seu padrinho o BolsoDoria, trocando ganhos políticos pelos seus deveres e responsabilidades.

O pano de fundo para o golpe que  Bolsonaro objetiva é de uma economia estagnada, com aumento das dívidas externas em mais de 30%, alta histórica do preço do dólar, que chega à marca de 4,50, e um volume recorde na fuga de capital brasileiro em 44,7 bilhões de dólares.

Sobre indicadores sociais, o Bolsonaro promoveu uma baixíssima geração de empregos, movida a subempregos mal pagos frutos da reforma trabalhista. Promove, também, cortes e desmontes em direitos históricos, tais como a previdência social.

Para além disso Bolsonaro percebe que vai fracassar na criação de seu partido neofascista – O Aliança pelo Brasil conseguiu validar apenas 0,6% das assinaturas coletadas, após dois meses de frenética agitação em cartórios amigos. Ou seja, Bolsonaro percebe que não vai conseguir competir no jogo democrático, e agora se desespera para arrancar as peças do tabuleiro, se declarando dono do jogo. Ou seja, o Bolsonaro quer dar um golpe!

Para encobrir os seus fracassos, e tentar se manter relevante o capitão de meia pataca quer atentar contra a democracia e alimentar com sangue os cães raivosos que o apoiam, sejam eles empresários ou militares. 

Gabriel Junqueira

Gabriel Junqueira

Gabriel Junqueira é jornalista, ativista e militante do Partido Socialismo e Liberdade. Atualmente estuda Direito e compõe Mandato Popular do Professor Vereador Toninho Vespoli.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Um mandato popular!

Conheça mais sobre o que nos move!

1 comment on “O Bolsonaro Quer Dar Um Golpe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para além de combater a Covid, vamos combater o neoliberalismo

Faça parte da nossa rede

Quer ser um embaixador virutual e ajudar a educacão salvar vidas na cidade?
Venha conosco, inscreva-se e ajude a espalhar a campanha do Professor Toninho