O covid 19 não é fantasia!

O novo coronavírus é uma doença séria, que não deve ser menosprezada. Além disso, para se proteger, é importante lavar as mãos. Máscaras APENAS se estiver doente ou for profissional da saúde. Confira aqui algumas das últimas notícias sobre o Covid 19

O covid 19 não é fantasia! Não é exagero e não é alarmismo. É uma pandemia que, se continuarmos nos rumos atuais, deve matar milhões de pessoas. Bolsonaro, em vídeo um tanto cômico, declarou na última terça, dia 10, em discurso transmitido de Miami que o Corona seria “muito mais fantasia (…) que não é isso tudo que a grande mídia propala ou propaga pelo mundo todo” (sic.). Hoje, dia 13, saíram resultados preliminares de exames mostrando que o próprio presidente deve ter pego o vírus, provavelmente de sua viagem aos EUA.

O vírus é muito real, e não deve ser menosprezado. A Organização Mundial da Saúde declarou este dia 11 tratar-se de uma pandemia! Isso significa que a doença já atingiu um grande número de pessoas em vários locais do mundo. Ou seja, não é mais possível fingir que se trata apenas de um problema de algum país isolado (como a China ou a Itália), e sim de um problema global. Já passou da hora do Brasil levar o Corona a sério.

Infelizmente, a gestão bolsonarista, promoveu um tremendo desinvestimento na saúde pública. Só ao longo do ano de 2019, ao todo, houve um corte de 4,3% nas verbas da saúde. Além disso, Bolsonaro “contingenciou” 35 bilhões de diversas áreas, inclusive na área médica. Agora que não está mais dando para negar o problema do Covid 19, o Governo anunciou que irá desbloquear 20 bilhões do montante, principalmente na área da saúde. Age como se fizesse algo grandioso, sendo que 15 bilhões permanecem bloqueados.

A cereja do bolo foi o pronunciamento de ontem (dia 12) do presidente em que ele pedia que seus apoiadores não fossem ao protesto, marcado neste domingo (dia 15), em favor do presidente e contra as instituições democráticas. Algo incrivelmente irônico, uma vez que, apesar de o presidente ter divulgado em redes sociais chamada para o ato, ele alegar se tratar de protesto “autônomo”, sem qualquer relação com ele. Como a internet não perdoa, rolou até meme ironizado o ocorrido.

O coronavírus mata.

Muitos têm subestimado a doença sob o argumento de que a taxa de mortalidade do Covid 19 é entre 1,7 e 4 por cento dos infectados. O número, na verdade, é bastante, quando consideramos que o vírus pode infectar até 70% da população mundial, de acordo com estudos recentes da universidade estadunidense Harvard. Se tomarmos este estudo como base, e a taxa conservadora de letalidade de 2%, isso resultaria, ao todo, em 154 MILHÕES de pessoas mortas. Ou mais mortes do que a gripe espanhola! Isso tudo porque apesar da taxa de mortalidade do vírus não ser das mais altas, o vírus se espalha com grande facilidade. Tal espalhamento do vírus ocorre porque quem o pega pode ficar até 14 dias sem apresentar sintomas sérios. E ainda mais, os sintomas iniciais se assemelham muito aos da gripe comum. Como visto, o Covid 19 não é fantasia!









Cerca de 20% dos infectados precisarão de atenção médica















Mas o problema não são apenas as pessoas que morrem em decorrência do vírus. Ocorre que, segundo relatos de médicos da OMS que fizeram estudos na China, cerca de 15% dos infectados com o vírus precisam da utilização de respiradores, e cerca de 5% precisa de uso de cilindros de oxigênio. Isso significa que precisaremos de leitos hospitalares e equipamentos para lidar com uma quantidade imensa de pacientes.

Isto é mais uma razão para para ser importante tentar diminuir o avanço da doença. Se todo mundo que for pegar o vírus ficar doente ao mesmo tempo, simplesmente não há chance do nosso sistema hospitalar garantir leitos para todos os pacientes que necessitarão. Por outro lado, se a infecção se der de forma gradual, há maiores chances de haver tempo para os sistemas, tanto públicos quanto privados, se adaptarem para a alta na demanda.

O Covid 19 não é fantasia. Mas se você está saudável “NÃO UTILIZE MÁSCARAS”

Primeiro de tudo, é importante lavar as mãos com frequência. Se possível, busque sempre ter álcool gel a disposição. Além disso, evite ao máximo locais com grandes aglomerações. A essa altura, no Brasil, ainda são poucas as pessoas com o vírus. Mas isso não significa que devemos ser displicentes. Se você tem sintomas do novo coronavírus, esteve (ou está) em contato prolongado com alguém com os sintomas, ou voltou de alguma viagem internacional FIQUE EM CASA! Quanto a máscaras, utilize-as APENAS  se estiver com sintomas. Caso contrário, se você já tiver máscaras, considere dar para alguém com suspeitas de estar com a doença. Isso porque é muito mais eficiente as pessoas com a doença utilizarem a máscara do que todo o resto que não a tem. Além disso é fundamental beber água com frequência, e ter uma alimentação saudável e rica em aminoácidos.

Gabriel Junqueira

Gabriel Junqueira

Gabriel Junqueira é ativista e militante do Partido Socialismo e Liberdade. Atualmente estuda Direito e compõe Mandato Popular do Professor Vereador Toninho Vespoli.

Facebook
Twitter
LinkedIn

Um mandato popular!

Conheça mais sobre o que nos move!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para além de combater a Covid, vamos combater o neoliberalismo

Faça parte da nossa rede

Quer ser um embaixador virutual e ajudar a educacão salvar vidas na cidade?
Venha conosco, inscreva-se e ajude a espalhar a campanha do Professor Toninho