O Golpe é essa Semana!

Entenda porque estamos na iminência de um golpe militar!

Bolsonaro já percebeu que dificilmente terá uma vitória nas urnas em 2022. Por isso ele está articulando um golpe militar! Percebam: graças a pressões da base bolsonarista, o Presidente da Câmara dos deputados, Arthur Lira, irá colocar para votar no Congresso nesta semana, (quinta-feira, dia 12/08) emenda à constituição propondo o voto impresso. A votação será dias depois, de um desfile organizado pelas Forças Armadas, com tanques e carros de guerra. O desfile será amanhã, terça-feira dia 10 de agosto. O golpe é essa semana!

Sobre o voto impresso…

Já cobrimos com mais detalhes os absurdos do voto impresso. A proposta claramente tem o objetivo de justificar um golpe por Bolsonaro (link do texto). Mas os novos desenvolvimentos assustam! Acontece que uma comissão especial na Câmara foi criada para avaliar a validade da proposta. o projeto foi votado contra por 23 votos a 11, indicando que a Câmara dificilmente o aprovaria. Ainda assim, Arthur Lira, presidente da Câmara dos deputados, ignorou o voto e anunciou votação aberta em plenário (incluindo todos os deputados) para esta semana, na próxima quinta. Diz Lira, que pretende fazer isso justamente para acabar com a proposta de uma vez por todas (tendo em vista que o projeto não deverá ser aprovado). O problema é que há uma coincidência muito curiosa quanto ao momento da decisão.

Nesta mesma semana, amanhã na terça-feira, o Ministério da Defesa realizará um desfile de blindados que passará em frente ao Palácio do Planalto. A desculpa para trazer o exército às ruas, seria celebrar a entrega de um convite a Bolsonaro e ao Ministro da Defesa Walter Braga Neto (aparentemente a direita acha que o Whatsapp e meios de comunicação digital servem apenas para disparar fake news). 

O exército nas ruas!

A proximidade das duas coisas, o desfile e a votação, é muito curiosa, e força a contemplação da possibilidade de um golpe. Estariam as Forças Armadas se organizando para invadir o Congresso, alegando necessidade do voto impresso? Se a resposta for sim, então não devem haver dúvidas: o golpe é essa semana!

As incógnitas ainda existem: o Arthur Lira pretende ser aliado do Golpe, ou realmente é ingênuo e teria intenções republicanas? O quão popular Bolsonaro permanece entre as forças armadas? Estariam elas dispostas a apoiar o genocida em seus planos macabros? Mas a questão mais importante a ser respondida, é onde está a resistência a toda essa palhaçada? Não podemos esperar de braços cruzados! É importante que todas e todos lendo este texto se abram para meios mais agressivos de luta e resistência. Já temos um texto tratando de algumas ideias com mais detalhes. Cada um tem que lutar, o golpe é essa semana, e não temos tempo a perder!

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter

Um mandato popular!

Conheça mais sobre o que nos move!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para além de combater a Covid, vamos combater o neoliberalismo

Faça parte da nossa rede

Quer ser um embaixador virutual e ajudar a educacão salvar vidas na cidade?
Venha conosco, inscreva-se e ajude a espalhar a campanha do Professor Toninho