Skip to main content

Entenda as motivações do mandato do vereador professor Toninho Vespoli contra a passagem que ameaça a população local e a paisagem.

 

Na reunião do último dia 29, ocorrida na Câmara Municipal de São Paulo, reiteramos nosso posicionamento contra a construção do Túnel Sena Madureira. O projeto surgiu em 2011 durante a gestão de Gilberto Kassab e teve o seu andamento descontinuado nos anos seguintes  —sem chance de realizar qualquer discussão— a partir das investigações promovidas pela Operação Lava Jato, que pegou na “malha fina” por corrupção a empreiteira Queiroz Galvão, contratada pela prefeitura.

A principal justificativa da prefeitura para a obra é a viabilização do sistema viário da região da zona sul no bairro Vila Mariana. O túnel deve interligar a Rua Sena Madureira a Avenida Domingo de Morais e seguir até o túnel da Avenida Ricardo Jafet.

O projeto, que deve custar R$ 531 milhões, prevê a realocação de duas comunidades, lar de cerca de 200 famílias que estão na região há mais de 50 anos, e a derrubada de quase 200 árvores. Os moradores da comunidade Sousa Ramos relatam que não foram comunicados pela prefeitura sobre a obra, e que souberam da construção do Túnel no dia em que os tratores chegaram ao local. Após algumas semanas de interferência dos caminhões, o muro que faz fundo com as garagens da comunidade apresenta rachaduras e aparenta estar cedendo, causando risco de acidentes as pessoas e de prejuízo aos automóveis.

Nas casas que serão demolidas para a construção do Túnel há crianças, idosos, pessoas acamadas e trabalhadores que dependem de suas moradias para fazer a manutenção da vida. É preciso ter um lar para retornar ao final do dia e para isso é necessário a segurança de uma residência fixa, que no caso dos moradores da região da Sena Madureira, estão com suas rotinas ameaçadas pela incerteza de ter onde morar.

A derrubada de 172 árvores e do aterramento de uma nascente/córrego devem implicar na redução da capacidade ambiental da região, ocasionando possíveis alagamentos pela retirada da vegetação de escoamento e em mais poluição, que por consequência possibilita o aparecimento de doenças respiratórias nas populações entorno.

É urgente que seja realizada perícia minuciosa para verificar os impactos da retirada da vegetação e a realocação imediata ou ágil início do processo de justa indenização para os moradores que construíram suas casas e identidades nas comunidades da rua Sena Madureira, e que agora precisarão recomeçar suas vidas em outro local.

A construção do Túnel não resolve a questão e só desvia o trânsito para dentro do bairro. A compensação ambiental da obra é insuficiente e pode resultar em um dano ambiental irrecuperável e 200 famílias perderão seus lares. A Prefeitura de São Paulo falha com a população mais uma vez. Continuaremos na luta pelo pleno exercício dos direitos protegidos em lei, em defesa do meio ambiente e do povo paulistano.

Abrir bate-papo
Olá 👋
Quer falar com o Toninho?