Precisamos Lutar Pela Democracia!

Entenda a importância de lutar contra o Bolsonaro em tempos de pandemia!

Alguns vêm questionando o ato das torcidas no domingo. A maioria dos comentários (isto é, dentre os que não são fascistas) mostra preocupação a respeito da pandemia. A primeira vista pode parecer incoerente pedir o #fiqueemcasa, lockdown, tranca rua ou isolamento social e fazer justamente o oposto, ir para as ruas. A preocupação é válida! Mas o momento é complexo: ao mesmo tempo que enfrentamos a crise do coronavírus, enfrentamos também uma crise institucional. Bolsonaro faz ameaças de armar um golpe miliciano de maneira explícita! Se o povo não se manifestar e mostrar para ele que não é vai deixar barato, ele vai se sentir livre para instaurar uma ditadura fascista. Precisamos nos preocupar com o corona, mas também precisamos lutar pela democracia!

O primeiro passo é manter a calma. Analise o seu caso concreto. Você é ou mora com pessoas idosas, ou doentes crônicos? Se sim, então talvez seja o caso de encontrar outras formas de demonstrar a sua indignação para além de sair nas ruas. Por que não se aliar às campanhas digitais do Vereador Toninho Vespoli, que há  décadas luta contra o fascismo? (Segue o link) Se você for ao ato USE MÁSCARA (ponto bônus: ajuda a proteger contra gás lacrimogêneo), se tiver LEVE ÁLCOOL EM GEL. Não se esqueça de LAVAR A ROUPA E TOMAR BANHO assim que chegar em casa. E também tenha bom senso. Em uma manifestação é quase impossível manter distância de 2 metros, mas evite contato físico. Está em dúvida se vale ou não a pena ir? Bem, francamente a escolha não é fácil. Mas aqui vão alguns pitacos que talvez ajudem na decisão.

Esperar as eleições?

Existe gente de direita e gente de esquerda. Existe gente progressista, social democrata, liberal progressista, democratas cristãos etc. Mas além desses existem pessoas francamente fascistas! Pontuo isso, pois as falas do Bolsonaro não são apenas motivo para chacota. Os apoiadores do presidente parecem vê-lo como uma espécie de salvador, infalível! É importante enxergar que eles representam um verdadeiro risco a democracia. Existem chances reais de chegarmos em 2022 e não haverem eleições! É difícil acreditar que as mudanças irão vir pacificamente pelas urnas!
.
Não dá, também, para esquecer que as eleições acontecem dentro de um jogo de cartas marcadas, onde o poder econômico exerce grande influência. A não ser que o povo antifascista se mobilize, faça barulho, apareça de todas as formas possíveis, é bem possível que o poder econômico “compre” uma segunda presidência de Bolsonaro!

Silenciar diante do barulho do fascismo?

Essa é outra questão que é crucial. Bolsonaro e sua turma estão indo às ruas, atacando manifestantes da saúde, de esquerda, além da imprensa. Pedindo intervenção militar e fechamento do congresso, além de usar símbolos neonazistas e fascistas. Diante disso, fica difícil deixar que esse discurso e essa narrativa avancem. Sempre é bom lembrar, que o nazismo não surge do nada em 1940, ele vai ganhando corpo e estrutura ao longo dos anos.

A escolha é sua!

Em última instância é importante frisar que a escolha é sua, e somente sua! Sair de casa durante a pandemia é um risco! Ficar em casa enquanto o fascismo corre solto também! A escolha não é fácil e parece que, mais uma vez, o dilema é do tipo “se ficar o bicho come se correr o bicho pega! Mas o que não vale é querer julgar quem arrisca sua vida para sair de casa, sabendo que precisamos lutar pela democracia!

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Um mandato popular!

Conheça mais sobre o que nos move!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Faça parte da nossa rede