Toninho Vespoli

Conheça o primeiro vereador eleito pelo PSOL em SP

UMA HISTÓRIA DE COMPROMISSO COM OS MOVIMENTOS SOCIAIS, FÉ E LUTA PELA EDUCAÇÃO

1965

Nasce Toninho Vespoli

Nasce Toninho Vespoli

Nascido no Parque São Lucas, na ZL, Antonio Biagio Vespoli, o nosso Toninho Vespoli, é filho de imigrantes italianos. Ainda criança foi viver na região da Vila Industrial e atualmente mora no Conjunto Setúbal.

1987

Filia-se ao Partidos dos Trabalhadores

No PT, logo que entrou, assumiu a função de secretário do núcleo da Vila Industrial, que tinha forte ligação com o movimento da Teologia da Libertação da Igreja Católica. Com isso, começou a participar da Comunidade São Pedro Apóstolo, também naquele bairro. Devido à atuação no PT foi atraído pela proposta libertadora da Igreja voltada para os pobres, ideais que ainda motivam sua militância política.

1989

Cursa a faculdade de matemática da Pontifícia Universidade Católica – PUC-SP

Foi naquela época que se interessou pelas questões sociais e pelas ideias políticas da esquerda, vindo a se filiar ao Partido dos Trabalhadores (PT) em 1987.

1990

Uma década marcada por lutas sociais

Se tornou uma liderança política da região, marcando presença em lutas ao lado de outras lideranças pelos direitos das crianças e adolescentes, pavimentação; abertura de postos de saúde (como as UBSs Reunidas I e Reunidas II) construção de creches (como a Maria da Penha) e obras de infraestrutura. Liderou ainda a rearticulação do Movimento Popular Contra as Enchentes na Vila industrial, que resultou na construção dos piscinões do Jardim Elba e do Jardim Sônia Maria e de gabiões em várias localidades das margens dos rios.

1999

 Fé e compromisso social

Ajudou a fundar a Pastoral de Fé e Compromisso Social da Paróquia São Pedro Apóstolo. Ali foram feitos vários trabalhos para auxiliar pessoas desempregadas do bairro, como a criação de uma cooperativa de serralheria, uma agência de emprego e atividades de formação política. Passou também a representar a Pastoral da sua paróquia na Pastoral de Fé e Compromisso Social da Região Episcopal Belém. Naquele espaço eram discutidas pautas políticas mais amplas, relacionadas à educação, saúde, dívida pública e à estrutura social do Brasil. Com isso participou da organização dos plebiscitos da Dívida Externa, da ALCA e da Reestatização da Vale do Rio Doce.

2004

Primeira disputa para a vereança

Foi escolhido por lideranças das várias comunidades para sair candidato a vereador pela primeira vez. Os 9.517 votos que obteve não foram suficientes para vencer a eleição.

2005

Entrada no PSOL

Decepcionado com os rumos do PT, entrou para o Partido Socialismo e Liberdade

2008

Segunda disputa a vereança

Mais uma vez candidato a vereador, já pelo PSOL, obtendo cerca de 6.500 votos, mas novamente não se elegeu. Isso deu a ele mais ânimo para entregar-se à organização do partido na região, filiar pessoas e divulgar o programa da legenda

2010

Inicio das aulas e pós-graduação

Começou a lecionar matemática em 2010, como categoria O, na rede estadual, nas escolas República da Nicarágua e Professora Inah Jacy de Castro Aguiar. Fez pós-graduação em Educação Matemática, em 2010, na Uninove.

2011

Efetivado no estado e na prefeitura

Fez o concurso público e foi efetivado, passando a dar aula na Escola Estadual Professor Vitor Miguel Romano e prestou o concurso para a rede municipal de ensino de São Bernardo do Campo

2012

Estado e prefeitura

Disputou uma vaga na rede pública de ensino da cidade São Paulo, cargo do qual está licenciado atualmente, na EMEF Presidente Prudente de Morais, que pertence à DRE Ipiranga

2013

Eleito vereador

Recebeu 8.722 votos e se tornou o primeiro vereador do PSOL em São Paulo

2016

Reeleição

Reeleito vereador com mais de 16 mil votos

2018

Candidatura a deputado estadual

Candidatura a deputado estadual

Saiu candidato a deputado estadual, obteve mais de 20 mil votos, porém não foi eleito.

Ou envie um e-mail!

fale com a gente

Endereço

Gabinete: Viaduto Jacareí, 100 – 3º andar – sala 305 – Palácio Anchieta – Bela Vista – CEP: 01319-900

e-mail de contato

toninhovespoli@saopaulo.sp.leg.br

Faça parte da nossa rede

[mc4wp_form id="65"]