Vale a pena sorrir

As coisas não estão fáceis. Ninguém quer negar isso. Mas é nestes momentos trágicos que é importante manter a esperança. Mesmo que o futuro seja incerto, é necessário acreditar que a primavera irá florear. Mesmo que o prato esteja vazio é necessário acreditar que o feijão chegará à mesa da gente. Mesmo que o coração esteja doendo é necessário acreditar que vale a pena sorrir 🙂

E é para ajudar a manter a esperança que a equipe do blog 2 litrão selecionou algumas iniciativas incríveis durante a pandemia. Veja só:

Os Tios e Tias do transporte escolar são incríveis! Uma coisa importante para os grupos de risco fazerem durante a pandemia é tomar a vacina da gripe. Apesar de não combater o novo coronavírus, ajuda na hora do médico fazer o diagnóstico. Mas como, em períodos de pandemia garantir que os profissionais da saúde consigam chegar em todos os postos de vacinação? Aí que entram os motoristas do teg (transporte escolar gratuito).

Milhares desses profissionais se voluntariaram para ajudar na campanha de vacinação. Além de transportarem os profissionais da saúde e os equipamentos médicos, em alguns casos eles estão ajudando no transporte dos idosos e deficientes até os postos de vacinação! Mesmo sabendo dos riscos de estarem entrando em contato com pessoas infectadas, esses heróis estão fazendo tudo em seus alcances para fazer a vacinação funcionar! 

Viva a solidariedade! Em toda a crise quem mais sofre são os pobres. Em particular quem vive na e das ruas. Com o novo coronavírus a coisa não é diferente. Para começar quem não tem casa não pode ficar em casa. A quarentena não é uma opção. Além disso são pessoas que, muitas vezes, vivem de bicos ou de doações. Durante a pandemia a renda deles, que já é baixíssima, chega próxima de zero. A fome bate. O frio gela a espinha.

A única solução real são investimentos públicos em moradia, abrigos e rendas emergenciais. Mas enquanto isso não acontece, várias iniciativas já estão se mobilizando para arrecadar doações e suprimentos para os que têm pouco. O padre Júlio Lancellotti, por exemplo, tradicional liderança católica, está trabalhando junto ao Guilherme Boulos e outras lideranças para fazer alimentos e itens básicos chegarem aos moradores de rua. Não apenas o padre criou uma petição online para pressionar a prefeitura a cumprir com o seu dever, ele também está recebendo doações em dinheiro, comida, roupas e cobertores.

As Brigadas de Solidariedade, grupo social e político, também estão tentando conseguir doações para os setores mais vulneráveis. No final do texto confira uma lista de apenas algumas das iniciativas que buscam o exercício da solidariedade nestes tempos tão conturbados!

Universidades em ação! Não é pra ter falsas esperanças. A vacina para a Covid-19 deve demorar pelo menos um ano para ficar pronta. Enquanto isso medidas de isolamento e quarentena serão essenciais. Mas universidades em todo o mundo estão unindo esforços para encontrar uma vacina.

Aqui no Brasil, inclusive, cientistas da Universidade pública, USP, estão liderando um dos estudos mais promissores para a criação de uma vacina! Que bom que existe tanta “balburdia” para ajudar a encontrar soluções!

Universidades em ação 2! Máscaras apenas para doentes ou para quem está em contato com doentes!!! Infelizmente, muita gente não entendeu a mensagem, o que diminuiu drasticamente o estoque de máscaras para quem realmente precisa. 

Mas enquanto as fabricantes não dão conta de produzir mais máscaras, algumas universidades estão ajudando. A solução está sendo imprimir máscaras em impressoras 3d! Várias universidades tem os equipamentos necessários para isso. A Universidade Federal Fluminense, por exemplo, deve produzir entre 30 e 60 máscaras por dia. A Universidade de Brasília também está ajudando, assim como a Unifesp aqui em São Paulo

Como veem, apesar dos pesados pesares, há esperança! Os tempos não serão fáceis, e está tudo bem ficar triste às vezes. Mas são nesses momentos trágicos que manter um sorriso no rosto pode ser fundamental. Pois como diria o cineasta e poeta Charles Chaplin “Você descobrirá que a vida ainda vale a pena se você apenas sorrir”! Vale a pena sorrir!

Listinha de grupos para doar:

Doações para iniciativa do padre Júlio Lancelotti

Para ajudar as Brigadas de Solidariedade:

Para ajudar a Central Única das Favelas:

https://www.cufa.org.br/noticia.php?n=MjY0

Doações para o Fundo Emergencial para a Saúde:

https://www.bsocial.com.br/causa/fundo-emergencial-para-a-saude-coronavirus-brasil

(essa lista é de apenas algumas entre muitas iniciativas precisando de doações para o combate ao novo coronavírus. A inclusão resultou meramente de pesquisa do redator desta matéria. O fato da iniciativa estar presente no artigo não denota, necessariamente, qualquer parceria profunda entre o mandato do vereador Toninho Vespoli e o grupo anunciado. Tampouco a ausência de alguma iniciativa significa ausência de parceria com o vereador). 

Gabriel Junqueira

Gabriel Junqueira

Gabriel Junqueira é jornalista, ativista e militante do Partido Socialismo e Liberdade. Atualmente estuda Direito e compõe Mandato Popular do Professor Vereador Toninho Vespoli.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Um mandato popular!

Conheça mais sobre o que nos move!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Faça parte da nossa rede