Xenofobia não é a Solução!

A extrema direita não tem um mínimo de valores morais! Enquanto o mundo inteiro, e milhões de brasileiros, lutam contra o novo coronavírus, alguns parecem mais interessados em ganhos políticos, através da xenofobia! Começou com o líder mundial do preconceito, o presidente estadunidense, Donald Trump. Apesar do nome oficial do vírus, Covid 19, já ter sido declarado pela OMS, Trump preferiu se referir à pandemia como o “vírus chinês”. Tamanho tipo de desrespeito não resolve nada. Xenofobia não é a solução.

Como os fascistas se atraem, Carlos Bolsonaro, filho do presidente brasileiro, foi rápido em imitar o apelido xenofóbico do líder estadunidense. A moda, infelizmente, parece ter pego. No mundo inteiro líderes de extrema direita estão usando o da pandemia para justificar ações xenofóbicas, inclusive para não prestar cuidados a refugiados de todo o mundo.

Não se trata apenas de uma tremenda falta de solidariedade com outros povos. Trata-se, também, de ações ineficazes contra o vírus: não apenas países como a China estão sendo muito mais eficientes no combate à pandemia, como países de onde saem os refugiados têm sido, até o momento, menos afetados do que países ricos pelo vírus. O problema, realmente está invertido: são os imigrantes e refugiados que se arriscam de pegar a Covid 19 indo para esses outros países.

Pandemia é problema global!

E tanto é o caso que agora, tudo indica, que a China já lidou com a transmissão interna de infecção. Na verdade, agora o debate da China é se promove ou não um controle de turistas americanos, que parecem já ter trazido o vírus para outros pontos do país chinês.

Além disso é importante apontar que grande parte dos equipamentos de combate à pandemia (respiradores, testes, medicamentos etc) são made in China. Ou seja, o mundo inteiro depende da China para ajudar no combate ao vírus.

Em última instância, a OMS declarou tratar-se de pandemia. Isso significa que o problema é global. Não iremos vencê-lo com xenofobia e segregacionismo, mas com solidariedade e trabalho em equipe. Intercâmbio de médicos e cientistas, ajuda humanitária para países que podem, no futuro, não conseguir se proteger da pandemia, ações conjuntas entre governos para pensar nas melhores medidas a serem tomadas, são essas as medidas que nos ajudarão a vencer a Covid 19. Estamos todos no mesmo barco. Xenofobia não é a solução!

Gabriel Junqueira

Gabriel Junqueira

Gabriel Junqueira é jornalista, ativista e militante do Partido Socialismo e Liberdade. Atualmente estuda Direito e compõe Mandato Popular do Professor Vereador Toninho Vespoli.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Um mandato popular!

Conheça mais sobre o que nos move!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Faça parte da nossa rede